Polipectomia
Polipectomia é uma técnica terapêutica que permite a remoção dos pólipos (encontrados através de exames de rastreio, como os endoscópicos, radiológicos ou pesquisas).
Existem basicamente dois tipos de pólipos: os adenomas (com potencial de malignidade) e o os outros, que não tem esse potencial (como os hiperplásicos, inflamatórios, entre outros). A única forma de diferenciar os pólipos, ou seja, saber se são potencialmente cancerígenos ou não, é examiná-los, através das duas possíveis técnicas: biópsia (LINK) ou polipectomia.
Na polipectomia, realizada durante a colonoscopia, o médico insere um laço de metal em volta do pólipo (em sua base), que posteriormente será cortado a frio (sem o emprego de corrente elétrica), ou através da polipectomia diatérmica, com a aplicação de corrente elétrica para cortar e coagular o tecido.
Sendo a polipectomia uma técnica realizada durante a endoscopia e colonoscopia, informações acerca do tempo de duração do exame, pré-requisitos para fazer o exame e cuidados pós-exame devem ser observadas no link abaixo:
Ver Endoscopia
Ver Colonoscopia
O PÓLIPO RETIRADO SERÁ ENVIADO A UM LABORATÓRIO DE HISTOPATOLOGIA CREDENCIADO JUNTO AO PLANO DE SAÚDE DO PACIENTE E QUE APÓS 15 DIAS ENVIARÁ O RESULTADO DIRETAMENTE AO PACIENTE VIA E-MAIL.
.
.
.