A esofagomanometria ou manometria esofágica serve para a avaliação da motilidade do esôfago. Está indicada na avaliação de pacientes com dificuldade para engolir, entalos, dor torácica e também como exame pré-operatório em cirurgias do esôfago e estômago como as cirurgias bariátricas.

Além disso, é utilizada para a localização precisa do esfíncter esofagiano inferior (“válvula” no final do esôfago), devendo ser realizada antes do exame de pHmetria.

É um procedimento ambulatorial realizado sem sedação. A maioria das pessoas o tolera bem.

Tempo de duração do exame: entre 10 e 20 minutos.

Procedimento: o paciente será orientado pelo médico todo o processo. Inicialmente será introduzido gel anestésico nas narinas, para facilitar a introdução de uma sonda até o estômago e minimizar o desconforto. Este procedimento não interfere na sua respiração.

Após a passagem da sonda, o paciente se deita e o exame é iniciado. Durante a execução do exame, a sonda é gradualmente tracionada e pequenas goles de água são oferecidos ao paciente – para estudo das pressões em diferentes níveis do esôfago, traduzidas em gráficos – até a sua completa retirada.

Após o exame o paciente poderá retornar às suas atividades normais, inclusive de trabalho e pode alimentar-se normalmente.

Pré-requisitos para fazer o exame: 04 horas de jejum.

.

.

.