Desde janeiro e mais intensamente desde o início de março, o novo coronavírus Covid-19 é destaque em toda a imprensa mundial. A epidemia que começou na China vem deixando milhões de infectados nos quatro cantos do planeta – natural, então, que a preocupação cresça à medida que a doença se espalha. Pensando nisso, preparamos uma espécie de guia para que você passe por este momento tão delicado da forma mais tranquila e saudável possível.
Sintomas
Primeiramente, o coronavírus (Covid-19) é marcado por sintomas leves, como dor de garganta, tosse seca, febre baixa, coriza e pneumonia ou dificuldade para respirar em casos mais graves. Esses sinais mais críticos podem ser fatais para os que estão nos chamados “grupos de risco”: idosos e pessoas com outras condições médicas, como doenças cardíaca (hipertensão, angina, artrose etc), respiratória (asma, bronquite, rinite etc) ou metabólica (diabetes, obesidade).
Mas fique alerta para o que parece ser o surgimento de novos sintomas, todos relatados em atendimento nos hospitais: perda repentina de olfato (anosmia súbita, acompanhada ou não de perda do paladar), desconfortos abdominais, náuseas, cólicas, diarreias e falta de apetite.
Cuidados e prevenção
Como já se sabe, o coronavírus é de fácil transmissão e pode se disseminar pelo contato com pessoas, objetos e/ou superfícies. Por ser um vírus novo, nossos corpos ainda não possuem defesas naturais para enfrentá-lo, por isso a prevenção ainda é a melhor saída. A vantagem é que os cuidados são tão básicos, que podem ser adotados por qualquer pessoa, mesmo aqueles que não se consideram expostos ao risco. Dito isso, a OMS recomenda:
- Evitar contato próximo com indivíduos que estão no grupo de risco e com aqueles que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- Adotar distanciamento social mínimo de 1,5 metro;
- Lavagem frequente das mãos, especialmente depois de manusear qualquer objeto que vem de fora e após tossir ou espirrar;
- Praticar etiqueta respiratória: cobrir nariz e boca quando tossir ou espirrar e
descartar os lenços utilizados na higiene nasal;
- Não tocar o rosto;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos;
- Manter os ambientes limpos e ventilados;
- Diante de sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar, procurar atendimento médico imediatamente.
Com isso, agora que você tem todas as informações necessárias, é hora de fazer sua parte. Fique em casa!