agende-sua-consulta

A colonoscopia, é um exame que permite a visualização do reto e do cólon (correspondentes ao intestino grosso e parte do intestino delgado), para realiza-lo utiliza-se um videocolonoscópio, aparelho em forma de tubo, introduzido por via anal, com o paciente totalmente sedado por via venosa, com acompanhamento de médico anestesista, o equipamento possui luz própria e uma micro câmera, que permitirá que o médico e sua equipe analisem os resultados em um monitor.

Tempo de duração do exame: de 30 a 45 minutos, podendo exceder este tempo, dependendo dos resultados observados.

O exame é pedido quando o paciente apresenta alguns dos sintomas abaixo:

PREVENTIVO​ de câncer no reto e colon ou pólipos (lesões no tecido, que podem ser planas ou elevadas, benignas ou cancerosas);

Pesquisar a causa de sangue nas fezes ou hemorragia retal;

Analisar a causa das fezes escuras ou mesmo pretas;

Diagnosticar diarréia crônica;

Descobrir a causa de uma anemia ferropriva – que é decorrente da deficiência ou privação de ferro no organismo, levando a uma drástica redução das hemáceas (glóbulos vermelhos);

Investigar as causas de uma perda de peso inexplicável;

Examinar o cólon após resultados anormais em um exame de fezes;

Tratar ou apenas acompanhar a colite – que é uma inflamação do cólon (intestino grosso) e pode ser aguda ou mesmo crônica, dependendo de sua gravidade;

Investigar as causas de dores crônicas na barriga;

● Pré cirúrgico para fechamento de colostomia.

Tempo de duração do exame: de 30 a 45 minutos, podendo exceder este tempo, dependendo dos resultados observados.

Preparação para o exame: nos dois dias que antecedem o exame o médico receitará uma dieta basicamente líquida, e medicamentos laxantes, de forma a limpar os intestinos e permitir a perfeita visualização de suas paredes. Dois dias antes, nenhum líquido de cor vermelha (ou derivação), como suco de uva, poderá ser ingerido. No dia do exame o paciente fará uso de solução de Manitol, que provocará uma diarréia intensa, as fezes deverão ficar liquidas, parecidas com urina, o paciente poderá sentir  tonteiras e náuseas, o repouso é importante e estar acompanhado de alguém capaz de ajudar, deverá seguir  rigorosamente as instruções do preparo, e após a ingestão da solução de Manitol manter um jejum ABSOLUTO, inclusive de água, ate a realização do exame.

É importante que, na véspera, o paciente não consuma bebida alcoólica e procure descansar. Jejum de 08 horas é fundamental.

Cuidados pós-exame: É importante que o paciente esteja acompanhado de alguém que possa ajudá-lo a se locomover após o exame. Não poderá trabalhar, operar máquinas, sair sozinho a rua ou dirigir até que o efeito da sedação cesse completamente.

Pacientes que sofreram infarto do miocárdio recente, embolia pulmonar recente, aneurisma de aorta ou de ilíaca, neutropenia importante ou esplenomegalia, alergias a medicamentos, doenças cardiovasculares, diverticulite recente ou qualquer doença crônica que precise de medicação e acompanhamento medico de rotina, pacientes anti-coagulados ou que façam uso de medicamentos para “AFINAR O SANGUE” , (estes deverão consultar o seu medico para suspender o uso do medicamento 7 dias antes do exame), portadores de marcapasso cardíaco, ou qualquer doença deverão comunicar esses fatos no momento da marcação do exame. Não é recomendado para gestantes, pois os sedativos podem provocar anomalias no feto.

PACIENTES COM COLOSTOMIA DEVERÃO AVISAR NO MOMENTO DA MARCAÇÃO, POIS O PREPARO É DIFERENCIADO.

.

.

.